Firefox lento no Ubuntu?

Sou usuário do Mozilla Firefox das antigas, desde que se chamava Mozilla Firebird (do arco da velha né :-P ). Mas tenho percebido que nos últimos tempos o Firefox tem se comportador um tanto quanto lento no meu notebook. A configuração do hardware, um Core i5 com 6GB de RAM e GPU dedicada, não justifica a lentidão somente neste aplicação.

Olhe só que beleza o Firefox no meu laptop :-/

Detalhando um pouco a lentidão, percebi que o Firefox ficava um pouco lento para rolar as páginas, abrir abas e outras opções do navegador. Não uso tema customizado e o único complemento que instalei é o AdBlock. Tentei diversas coisas básicas como limpeza de cache, recriar a pasta Mozilla no perfil do meu usuário, remover alguns complementos/extensões... Nada funcionou :-(

Porém havia um complemento que sempre deixei ativado chamado Ubuntu Modifications. Por ser algo que já vem na instalação do Ubuntu, nunca tive a curiosidade de desativar, até hoje. Após desativá-lo, voilà! Meu Firefox voltou a ser um foguete :-)

Acessando os Complementos


Olha aí o maledetto!!

Pesquisando sobre esse complemento, encontrei este pacote no repositório do Ubuntu http://packages.ubuntu.com/trusty/any/xul-ext-ubufox

Pelo que vi, este pacote é responsável por algumas pequenas modificações do Firefox para se integrar melhor ao Ubuntu, como notificação para reiniciar o navegador quando for instalada uma nova versão, página inicial do Ubuntu, e outras coisas. Ao meu ver, são modificações tão pequenas que não justificam manter esse pacote ativo e, consequentemente, manter meu Firefox lerdo.

Então para você que também está enfrentando este problema, talvez esta seja a solução ;-)

3 comentários:

Deixe aqui seu comentário...