Dica: Instalando e mantendo o Java no Ubuntu atualizado

Aqui vai uma dica velha conhecida de usuários de Linux, mas que sempre é de grande valia: instalar e manter Java atualizado no Ubuntu.

Algumas considerações antes de colocar a mão na massa

Apesar de alguns sites estarem abandonando o uso de plugins, como Java, e navegadores com o Google Chrome terem cortado o suporte ao plugin, ainda é uma boa ter o Java instalado no seu computador. Além de alguns sites ainda utilizarem o plugin, há programas com o IRPF que utilizam o Java. Alguns programas até trabalham bem com o OpenJDK. Entretanto ainda há softwares que exigem o Java da Oracle para um bom funcionamento. 

Infelizmente a instalação do Java pode se tornar uma dor de cabeça para iniciantes. O seu instalador ainda não é amigável e requer alguns comandos de texto para ser executado, além de uma configuração manual do plugin do Java no Firefox. Nada avançado, mas como eu disse, para um iniciante não é nada amigável.

E apenas ter o Java instalado não é uma boa ideia se pensarmos na segurança do sistema. É altamente recomendável manter o Java atualizado. Novamente, do meu ponto de vista, a Oracle infelizmente também fica devendo neste quesito. Atualmente para se manter o Java atualizado você deve entrar no site oficial para verificar se há uma nova versão, ou receber o aviso do seu navegador que o seu Java foi bloqueado por estar desatualizado. Não seria mais interessante agir de forma pró-ativa e notificar o usuário sobre o lançamento de uma nova versão do Java, assim como é feito na sua versão para Windows? E por que a Oracle não disponibilizar um repositório oficial para usuários de Linux acrescentarem no gerenciador de pacotes, assim como grandes empresas como Google, Dropbox, Spotify, Steam e várias outras já fazem há anos?

Fica aqui a crítica ;-)

Depois do blá blá blá, vamos ao que interessa

Para a nooooooossaaaa alegria, o time do Web UPD8 disponibiliza um repositório PPA para adicionarmos ao Ubuntu! Com isso a instalação do Java é extremamente fácil e a tarefa de mantê-lo atualizado é automatizada. A cada nova versão de Java lançada o Atualizador de Programas do Ubuntu notificará o usuário juntamente com outras atualizações de sistema. Show né :D

O que precisamos para instalar é adicionar o PPA. Para isso, no Terminal do Ubuntu execute os seguintes comandos.

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
sudo apt update
sudo apt install oracle-java8-installer

Estes comandos respectivamente irão adicionar o repositório, sincronizar a lista de pacotes disponíveis do seu APT-GET, baixar e instalar o Java da Oracle.

Durante a instalação, você será questionado para ler e aceitar os termos.

Selecione OK e pressione Enter.


Aceite os termos selecionando Sim e pressionando Enter novamente.

Aguarde o download e instalação serem concluídos. Agora é só abir o Firefox, testar e correr para o abraço! ;-)

Java funfando!

E para atualizar? Simples! Quando uma nova versão estiver disponível, você será notificado pelo Atualizador de Programas do Ubuntu juntamente com outras atualizações do sistema.

Nova versão do Java sendo atualizada pelo próprio Atualizador de Programas do Ubuntu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...