Solução temporária para instalação de pacotes DEB

Quem instalou o novo Ubuntu 16.04 já deve ter percebido que há alguns problemas na instalação de pacotes DEB baixados da internet. Mesmo clicando em instalar a Ubuntu Software empaca feito uma mula velha e não sai do lugar... :(

Ubuntu Software empacando feito mula velha :p


O problema já foi relatado pelo Launchpad e a correção já está sendo testada pelo repositório Proposed do Ubuntu.

Entretanto se você não pretende esperar e tem saudades da antiga Central de Programas do Ubuntu, seus pobremas se acabaram-se! ;)

Abra a Ubuntu Software.

Procure pela Ubuntu Software Center e clique em Instalar.




Após confirmar sua senha, aguarde a instalação ser concluída. Será criado um ícone para a Ubuntu Software Center na barra lateral do Unity.


Se não deseja ter 2 ícones para instalação de programas, remova o atalho da Ubuntu Software clicando com o botão direito e escolha a opção Desbloquear do lançador.




Agora a cereja do bolo! :D Associe a extensão DEB para abrir pela Central de Programas do Ubuntu. Para isso, clique com o botão direito em cima de um pacote DEB e selecione Propriedades.

Altere para a aba Abrir com, selecione a Central de Programas do Ubuntu e clique em Definir como padrão.


Pronto! Agora é só clicar 2x sobre o arquivo DEB para instalar.


Lembrando que esta solução pode ser usada temporariamente até a correção final estar liberada. Caso se sinta mais a vontade com a Central de Programas do Ubuntu, pode mantê-la tranquilamente.

Gostou da dica? Então compartilhe com seus amigos. Tem alguma dúvida, crítica, correção ou elogio? Deixe sua opinião nos comentários.

Grande abraço e até mais!

4 comentários:

  1. Um sudo dpkg -i nome do pacote também resolve, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Jose! Também funciona. Pode ser uma alternativa para quem quiser aguardar a correção do Ubuntu estar disponível.

      Excluir
    2. Por isso é importante sempre possuir um conhecimento - ainda que básico - sobre a linha de comando, pois nunca se sabe quando as interfaces gráficas poderão nos deixar na mão!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...